OCUPAÇÃO... QUAL É A NOSSA?

23/11/2013 23:52

VOCÊ PODE BAIXAR O TEXTO EM PDF CLICANDO NA IMAGEM 

Ao longo desses anos que tenho me ocupado com coisas relativas à obra de Deus, às vezes me falta, de imediato, um tema para escrever; no entanto, uma coisa não me falta: a certeza de que necessito fazer algo para Reino de Deus; Sinto-me na obrigação de ocupar-me. É assim, como aconteceu agora: falando em “obrigação de ocupar-me”, então surge um tema - ocupação. A partir daí, o segundo passo é por a caneta no papel e... Vamos à ocupação.

 

QUE OCUPAÇÃO É A TUA? (OU A NOSSA!)

            O que fazemos na vida? Em que gastamos o nosso tempo? O que você faz na vida? Em tempos como o nosso, num mundo capitalista, marcado pelo imediatismo, parece uma pergunta boba. Ora, todo mundo parece estar ocupado...![1] Mas foi exatamente essa pergunta que fizeram a um homem em um momento de grande dificuldade: “...Que ocupação é a tua?” (Jn 1.8).

            Estar ocupado é de vital importância para todos os  que querem servir aos propósitos de Deus. O problema é que temos sido falhos na escolha das prioridades, e então, acabamos colocando nossos interesses acima dos de Deus. Sempre pensamos em nós mesmos. Em nossas conquistas pessoais... Traçamos metas, elaboramos planos tão detalhados como se tivéssemos a garantia do amanhã. Pensamos em formação acadêmica, em empregos bem remunerados, imóveis de causar inveja, veículos possantes e luxuosos, e ainda contamos com aqueles que nos dizem que “nós temos que ter tudo que queremos porque somos filhos de Rei!” A verdade é que nosso maior anelo deveria ser “buscar primeiro o reino desse Rei e sua Justiça”, e as demais coisas... nos seriam acrescentadas (Mateus 6 : 33).

O que estamos fazendo na seara do Senhor? Certa vez Jesus disse: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”(Mt.9.37). Tanto podemos orar para que o Senhor da seara mande mais ceifeiros, como podemos ser mais um entre eles. Quando fazemos alguma coisa na obra de Deus, somos bem-aventurados; o maior dos mestres já nos deu o exemplo. (João 13.17). Ao aplicarmos nosso tempo no trabalho do Senhor nos exercitamos espiritualmente e assim, colaboramos no processo ativo de nossa santificação, além de sermos generosamente galardoados.

 Quando saio mais cedo de casa passo por pessoas dirigindo-se a academias, ou fazendo as recomendadas caminhadas matinais, então reflito na importância de exercitar-se. As pessoas fazem disso uma ocupação. Então me lembro de que, de fato, o exercício corporal tem algum proveito sim, mas como disse Paulo: “ ...o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir"(ITm.4.8). De fato, o grande valor é o do “exercício espiritual”. Nós o fazemos quando oramos, evangelizamos e participamos de outras atividades que visem à glória de Deus; pois, quando isso fazemos, então sim, podemos dizer que estamos ocupados com  o exercício do amor. É aí que podemos então, como fez o apóstolo Paulo, dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (II Tm 4.7,8).

Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (1 cor. 15.58).

 

Fraternalmente,

Ir. Genildo Alves de Lima

______________________

 

[1] Parece que até mesmo os que se divertem também estão ocupados com a diversão.